quarta-feira, 1 de junho de 2011

Condor da Califórnia

O condor da Califórnia (Gymnogyps californianus)é uma espécie praticamente extinta. onde ser encontrando na região do Grand Canyon, no oeste da Califórnia, e no México, é a única espécie sobrevivente do género Gymnogyps.
A sua plumagem é negra, só tem umas manchas brancas nas asas que só os machos contém, não tem penas na cabeça, o mais impressionante é que o tom de pele da cabeça e do pescoço variam com o seu humor, podem pesar de 7 a 14kg, e medem 2,90 m.

Porque é que está em vias de extinção?

O Condor da Califórnia está em vias de extinção por caça, destruição do habitat e saturnismo( intoxicação pelo chumbo).

Alimentação

O condor é um animal solitário que viaja até 250km para caçar. O condor é carniceiro, ou seja alimenta-se de animais já mortos.Ele prefere peixes, grandes mamíferos, aves e répteis. Para poderem arranjar comida, tem de localiza-la a partir de outros carniceiros, pois não tem bom olfacto, assim afugentam os outros carniceiro( desde que sejam menores que ele) e comem. Os condores podem passar duas semanas sem comer, e quando voltam a comer podem comer até 1,5 kg de uma só vez, podendo  chegar ao ponto de não voar.

Reprodução

Aos seis anos de idade são considerados adultos, quando encontram uma fêmea, ficam com ela para toda a vida.

A fêmea põe um único ovo que é branco-azulado, o qual pesa aproximadamente 280 g e mede entre 90 e 120 mm de comprimento, se os progenitores perderam o ovo, fazem outro, a incubação do ovo dura entre 53 a 60 dias. As crias podem demorar até uma semana para sair do ovo, As crias ficam com os pais até aos dois anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário