quarta-feira, 1 de junho de 2011

Salamandra Lusitânica

A salamandra Lusitânica (Chioglossa lusitanica), é a única espécie do tipo chioglossa, e só se encontra no noroeste da península ibérica. Uma coisa interessante é que a sua causa pode atingir dois terços do cumprimento do corpo (os machos atingem até 15,6 cm e as fêmeas16,4 cm ) e quando se sente ameaçada tem a possibilidade de soltar a cauda, que depois  volta a crescer. A  sua cor sua cor básica é o preto e têm 2 listas de cor dourada ao longo do corpo. Os machos distinguem-se das fêmeas durante a época de reprodução pelas patas anteriores e cloaca inchadas. Foram já encontrados indivíduos semi-albinos e albinos.
Porque é que está em vias de extinção?
 A salamandra está em vias de extinção por causa da destruição do habitat, d desflorestação e alteração da qualidade da água, poluição no solo como pesticidas, fertilizantes etc. Foram também afectadas pelo aumento das monoculturas de eucalipto( o eucalipto é tóxico para as salamandras) e alterações climáticas.
Alimentação
As salamandras alimentam-se de aracnídeos e moluscos de pequenas dimensões. As larvas alimentam-se essencialmente de pequenos insectos aquáticos, moluscos e crustáceos.
Reprodução
O acasalamento ocorre entre Maio e Novembro, a fêmea põe entre 12 a 20 ovos, num local húmido e protegido, A eclosão das larvas ocorre 6-9 semanas de desenvolvimento embrionário. Durante o estado larvar, ocorre em ribeiros de águas limpas e frias, onde procura protecção em zonas de remanso, debaixo de pedras ou folhas submersas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom gosto de saber os animais que estão em extinção para lutar pelos direitos deles

    ResponderEliminar
  3. Obrigado era para fazer um trabalho de aula

    ResponderEliminar