quarta-feira, 1 de junho de 2011

Panda Vermelho

panda-vermelho ou panda-pequeno (Ailurus fulgens), é um pequeno mamífero arborícola e a única espécie do gênero Ailurus. Pertence à família Ailuridae, mas já foi classificado nas famílias Procyonidae.
Caracteristicas
O panda-vermelho é nativo das regiões montanhosas dos Himalaias e do sul da China, e está associado às florestas temperadas de altitude e a bambuzais. Possui uma coloração castanho-avermelhada característica, cauda comprida e felpuda. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno.
Alimentação
O panda-vermelho, apesar de ter um sistema digestivo mais adequado a uma dieta carnívora, é um animal onívoro que se alimenta maioritariamente de bambu apesar de não poder digerir a celulose, portanto deve consumir uma grande quantidade de bambu para sobreviver. A sua dieta consiste de aproximadamente dois terços de bambu, e ele a suplementa com bagas, frutos, cogumelos, raízes e.t.c além de se alimentarem ocasionalmente com filhos de pássarosovos, pequenos roedores e insectos. Em cativeiro, também se alimentam de carne.
Porque é que está em vias de extinção?
Está em perigo de extinção, devido à destruição do habitat pela expansão humana. A caça ilegal também é outro importante factor que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro.
Reprodução
 Os Pandas-vermelhos adultos raramente se interagem fora da estação de acasalamento. O acasalamento ocorre entre meados de Janeiro até o começo de Março , e os filhos nascem entre Junho e o final de Julho. A fêmea dá à luz entre um a quatro filhotes, que nascem cegos e pesando 110-130 gramas.

Sem comentários:

Enviar um comentário