A onça-pintada (Panthera onca), pode ser encontrada desde o sul dos estados unidos até à Argentina. É um notável predador só à sua dentada pode furar a carapaça de uma tartaruga, à onça é solitária. À sua pelagem é amarela com pintas pretas, mas uma onça preta é toda preta, obviamente, a sua cabeça é maior que o corpo, um adulto pode ter até 2,60 m de comprimento, os machos pesam 90 kg e as fêmeas 75 kg.
Porque é que está em vias de extinção?
As onças estão em vias de extinção, por causa da caça. No séc.XX, eram mortas, porque os humanos tinham medo delas, mas também porque elas caçavam as galinhas e destruíam as plantações dos agricultores. A onça está praticamente extinta.
Alimentação
À onça é uma excelente caçadora, as suas patas permiten-lhe correr grandes distâncias. À onça caça sobretudo jibóias, pequenos macacos, antas, capivaras, queixadas, tamanduás, jacarés etc
Reprodução
As onças pintadas são solitárias, só na época de acasalamento é que procuram um parceiro.
A gestação demora 100 dias, as onças podem ter até quatro crias, mas normalmente só dão á luz duas. O macho separa-se da fêmea antes dos filhos nascerem, e aos dois anos as crias atingem a maturidade, separam-se da mãe e a partir dai, já se podem reproduzir.
Sem comentários:
Enviar um comentário